FIES 2020: Inscrições FIES 2020, Calendário

O FIES 2020, programa promovido pelo Governo Federal, tem beneficiado a vida de milhares de jovens. A ideia do FIES 2020 é possibilitar o ingresso de mais brasileiros em instituições privadas, garantindo um financiamento justo e compatível com a renda do universitário.

FIES 2020

FIES 2020

Como funciona o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Em que o objetivo é garantir que os jovens brasileiros possam cursar o ensino superior.

Por intermédio do programa, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem financiar os custos do curso pretendido e pagar parcelas abaixo do mercado e tempo depois de concluir a graduação.

✓ Veja quais as empresas parceiras do Jovem Aprendiz 2020

Dessa forma, primeiro o estudante se prepara profissionalmente, atua dentro da sua profissão e depois paga pelo curso. Esse método deu certo dentro do país e auxilia para que anualmente sejam formados milhares de profissionais.

No entanto, o programa de financiamento, como qualquer outro, possui sua política de regras. O FIES 2020 foi divido em duas categorias, e um determinado público pode conseguir juros zero em seu financiamento.


Quem pode se inscrever no FIES 2020?

Embora seja interessante a possibilidade de contar com a ajuda financeira do FIES, os candidatos precisam ler com atenção todas as informações sobre o programa. Deve ser levado em consideração quem pode se inscrever no FIES 2020.

✓ Veja ainda quais os novos cursos grátis do SENAI 2020

Principalmente porque o MEC criou regras para definir esse público e conseguir alcançar mais pessoas. Sendo dedicado à:

  • Pessoas que participaram do ENEM a partir de 2010;
  • Tenham obtido nas provas nota igual ou superior a 450 pontos;
  • Tenham obtido na redação nota superior a 0;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 salários mínimos.

O programa ainda conta com a modalidade P-Fies dedicada aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.


Calendário FIES 2020

Seguindo o calendário FIES 2020 que o público interessado consegue participar de todas as etapas corretamente. Os primeiros processos são via internet, mas nas fases seguintes é preciso comparecer até a universidade com uma série de documentos.

Quem não participar de todas as etapas corretamente e dentro do prazo determinado pelo MEC, automaticamente perderá a sua vaga. Por isso, fique atento aos prazos:

  • Inscrições: 4 a 7 de fevereiro (via internet);
  • Resultado: 25 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição na modalidade FIES: 26 de fevereiro a 7 de março;
  • Complementação da inscrição postergada: 28 de fevereiro a 11 de março;
  • Inscrição lista de espera: 27 de fevereiro a 10 de abril.

Vale dizer que são selecionados os candidatos que obtiverem as melhores pontuações dentro do número de inscritos, das vagas oferecidas para o curso escolhido e da modalidade de disputa.


Inscrição FIES 2020

Os primeiros passos para a inscrição 2020 são de forma virtual, quando o candidato escolhe até três opções de curso e instituição, por ordem de preferência.

No entanto, as etapas seguintes envolvem o comparecimento até a universidade escolhida para a comprovação das condições em que foi inscrito. Tanto a primeira inscrição como a confirmação são eliminatórias.

✓ Confira os novos cursos PRONATEC 2020

Isso significa que se o futuro universitário não estiver com os documentos corretos para a apresentação da sua adesão ao benefício, não poderá receber o financiamento do curso desejado. Veja como fazer a inscrição online:

Inscrição FIES 2020

  • Preencha os campos com os dados solicitados para prosseguir com a inscrição;

Inscrição FIES 2020

  • Preencha cada etapa para concluir o seu cadastro.

Inscrição FIES 2020

Além da inserção de dados cadastrais e da criação de uma senha de acesso, o candidato deve informar o rendimento mensal de todos os membros da família com idade igual ou superior a 14 anos.

Quando o financiamento é feito na modalidade P-Fies é preciso informar um fiador e contar com um banco que realize o processo de empréstimo.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

FIES 2020: Inscrições FIES 2020, Calendário

Adicionar Comentário