OBMEP 2020: Inscrições, Simulado, Prêmios, AQUI

No mês de Maio, os alunos matriculados a partir do 6° ano devem participar da OBMEP 2020. A prova é aplicada apenas para os jovens das escolas inscritas na OBMEP 2020. Isso significa que não é uma avaliação obrigatória. Podem participar, tanto colégios da rede pública como da rede privada.

OBMEP 2020

OBMEP 2020

O que é a OBMEP?

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O objetivo é estimular o conhecimento na área matemática, e descobrir novos talentos.

A OBMEP 2020 é aplicada em duas fases, a primeira acontece em Maio e a fase seguinte em Setembro. Os alunos que obtiverem as melhores notas, juntamente com seus professores, serão premiados.

O que é a OBMEP 2020?

Em 2018 também foi feita a primeira edição do OBMEP nível A. Nessa modalidade participaram crianças do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, apenas da rede pública. O mesmo aconteceu em 2019, a ideia é testar uma possível participação dos alunos desse ciclo.

✓ Acompanhe as inscrições:

Antes da prova ser aplicada, a coordenação e professores devem notificar os familiares sobre a importância da participação dos alunos. Preparando-os para a olimpíada.


Provas da OBMEP 2020

No site da olimpíada ficam disponíveis os conteúdos que serão aplicados nas duas fases da prova, um banco de dados que devem ser acessados por professores e direção da escola.

A proposta é que essa divulgação de material didático contribua para a preparação da estrutura prova da OBMEP 2020. Dividida em duas fases, a disputa funciona assim:

  • 1° fase: em maio, serão 20 questões objetivas. Sendo que cada questão vale 1 ponto. O exame é eliminatório, isso significa que são classificados aqueles que obtiverem as melhores pontuação, em ordem classificatória conforme o número de vagas disponíveis para a escola;
  • 2° fase: em setembro, serão 6 questões dissertativas valendo 20 pontos cada. A prova é aplicada em local e horário pré definido pela organização da olimpíada. Serão vencedores os que obtiverem as melhores pontuações.

Prova da OBMEP 2020

O exame é divido por níveis, conforme as séries cadastras. Por tanto, quem for aluno do 9° ano não deverá resolver questões da grade disciplinar do 6° ano. Ou seja, para cada concorrente as questões têm seu grau de complexidade.

✓ Garanta já sua inscrição

Uma boa maneira de se preparar para a prova é fazendo o simulado OBMEP 2020. As questões e seus gabaritos, divididos por nível, estão disponíveis no portal do exame. E podem ser acessados por esse link.


Cronograma da OBMEP 2020

Para todas as escolas participantes vale o mesmo cronograma de aplicação da OBMEP 2020. O calendário determina quais são as fases de cada uma das etapas da disputa.

  • 05 de fevereiro a 15 de março: inscrições das escolas via internet;
  • 16 de março a 25 de março: pagamento taxa de inscrição para escolas privadas;
  • 21 maio: Prova 1° fase;
  • 05 de julho: divulgação dos classificados para a 2° fase;
  • 27 de agosto: divulgação locais de prova;
  • 28 de setembro: Prova 2° fase;
  • 3 de dezembro: divulgação dos premiados.

Após a realização das provas, a própria escola deve enviar para a organização da OBMEP os gabaritos para que seja feita a correção.


Inscrições OBMEP 2020

As escolas que desejam incentivar seus alunos a conhecerem o mundo da matemática, e ainda, querem descobrir novos talentos. Podem realizar suas inscrições OBMEP 2020 conforme calendário.

A ficha de preenchimento dos dados cadastrais ficam disponíveis apenas durante o período reservado para a inscrição. Colégios privados pagam uma taxa de R$100, para rede pública a participação é gratuita.

Os cadastros acontecem no site:

Em 2020 a olimpíada entra em sua 16° edição. Para a entrega dos prêmios OBMEP 2020 é feita uma cerimônia reunindo todos os alunos destaques. São entregues medalhas, diplomas e bolsas de iniciação científica.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

OBMEP 2020: Inscrições, Simulado, Prêmios, AQUI

One Response

Adicionar Comentário