Categorias: Educação

SISU 2020 Inscrições: Nota de Corte, Lista de Espera e Resultado

O período para o SISU 2020 inscrições ficam disponíveis duas vezes ao ano. Durante esse tempo, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição. O SISU 2020 inscrições é feito exclusivamente via internet, em um portal dedicado ao programa. Entenda abaixo como funciona esse cadastro.

SISU 2020 Inscrições

Entenda o SISU 2020

Criado pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que visa distribuir as vagas de universidades públicas para os jovens e adultos brasileiros.

Para participar é preciso ter pontuado mais do que zero na redação do ENEM 2020, prova realizada imediatamente no ano anterior ao de inscrição no sistema.

Conforme a disponibilidade de vagas os candidatos são classificados usando suas pontuações no exame. Diante disso, o SISU 2020 utiliza do desempenho acadêmico do inscrito para conceder a vaga.

Durante o período de inscrição, que acontece no início de janeiro e depois no início de junho, os interessados escolhem até duas opções de universidade, curso e instituição. E concorrem dentro dessas opções, aumentando suas chances.

✓ Participe também do PROUNI 2020 inscrições

Todo o processo é feito de forma online, desde a escolha do curso até a consulta pelo resultado. Apenas a matrícula é presencial, diretamente na universidade. Assim como a convocação dos inscritos na lista de espera, que acontece por meios dos canais da instituição.


Nota de corte do SISU 2020

Logo quando finaliza sua inscrição SISU 2020, o candidato consegue monitorar qual a nota de corte do SISU 2020 para a vaga que escolheu. O próprio sistema disponibiliza essa opção de acompanhar os índices de pontuações.

A nota de corte é muito temida pela maioria dos candidatos, isso porquê representa um mínimo a ser conquistado no ENEM para estar entre os possíveis aprovados no SISU. Abaixo dessa pontuação os candidatos são eliminados.

✓ Garanta seu lugar no Fundação Bradesco 2020 Inscrições

Ainda assim, esses pontos devem ser considerados apenas como uma base porque seu valor real depende do número de interessados, e essa quantia pode variar a cada edição e conforme novas pessoas acessam o sistema.

Para definir a nota de corte é preciso considerar quantas vagas a universidade ofereceu para aquele curso e turno. Em seguida, computar quantos se inscreveram para aquelas oportunidades. Quanto mais inscritos, maior será a nota de desempate e mais chances dessa nota ser alta.

Com isso, um mesmo curso de uma mesma universidade pode ter nota de corte diferente dependendo do campus e do turno escolhido. Já que os interessados variam e a pontuação mínima também vai seguir essa variação.

A disputa acontece em ampla concorrência e adota a política de cotas. Por curso e turno, uma porcentagem é destinada aos candidatos de baixa renda, negros, pardos, índios e pessoas com deficiência.


SISU 2020 inscrições

Durante o período do SISU 2020 inscrições milhares de pessoas acessam o site para buscar sua oportunidade. A dica é sempre ficar atento ao calendário, pois o período para cadastro costuma durar em torno de 5 dias e poucas vezes é estendido.

Na ocasião, os interessados deverão acessar a página usando o login e senha que foi criado durante a inscrição no ENEM. Automaticamente o sistema informa a pontuação desse candidato para que ele possa disputar pela vaga.

As inscrições acontecem em janeiro e junho, sendo que na primeira edição o número de oportunidades é maior. Por outro lado, em junho o número de inscritos tende a ser menor. Por isso, a competição não se altera.

Veja abaixo como se inscrever no SISU 2020:

  • Informe o login e senha para acesso;

  • Preencha a ficha escolhendo as opções de curso que deseja disputar.


Resultado do SISU 2020 inscrições

Depois de realizar o seu cadastro, conforme indica o calendário, o portal vai indicar se o candidato foi selecionado para as opções escolhidas. Nesse momento é preciso fazer a consulta do resultado do SISU 2020 inscrições.

Caso não tenha sido selecionado, existe a opção de se inscrever para a lista de espera SISU 2020. Essa é uma alternativa para aqueles que desejam se candidatar a uma vaga remanescente, se for classificado a própria universidade realiza a convocação.

Aprenda como consultar o resultado:

  • Preencha os campos de login e senha, e selecione ‘Entrar no SISU’;

  • O sistema vai indicar se conseguiu a oportunidade que deseja.

Quando não é selecionado em nenhuma das opções, a mensagem fica como na imagem abaixo. E o candidato se inscreve na lista de espera clicando em ‘Participar da lista de espera’.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

SISU 2020 Inscrições: Nota de Corte, Lista de Espera e Resultado
Compartilhe

Últimas Notícias

  • Entretenimento

Inscrições Bake Off Brasil 2020: Como Participar? Inscrição SBT

O SBT já abriu as inscrições Bake Off Brasil 2020, o reality show culinário de maior sucesso da emissora. Assim…

3 dias ago
  • Entretenimento

Inscrições Esquadrão da Moda 2020: Como Participar? Inscrição SBT

Você deseja participar das inscrições Esquadrão da Moda 2020? Então precisa saber como funciona esse programa que é sucesso no…

5 dias ago
  • Entretenimento

Inscrições Programa da Sabrina 2020: Como Participar?

Você sabe como se inscrever no programa da Sabrina Sato? A jovem apresentadora ajuda as pessoas através de quadros exibidos…

2 dias ago
  • Governo

Cartão SUS Cadastro 2020: Cadastrar Online, Número do Cartão

O cartão SUS cadastro 2020 pode ser feito de maneira digital, a fim de facilitar o processo de emissão do…

2 dias ago
  • Educação

Inscrições Educa Mais Brasil 2020: Cursos, Bolsas de 70% e Vagas

O grande diferencial das inscrições Educa Mais Brasil 2020 é a possibilidade de fazê-la de forma online. O candidato escolhe…

6 dias ago
  • Entretenimento

Inscrições Casos de Família 2020: Como Participar? Inscrição SBT

A página do programa aceita inscrições Casos de Família 2020 sem período limite para os cadastros. Na ficha de inscrições…

1 semana ago